Avaliações sensoriais com painéis treinados


Ensaios para definição e avaliação das características percebidas pelos sentidos, ou seja, a influência sensorial sobre os receptores antes e após a investigação das preferências qualificatórias das propriedades do produto investigado. Esta análise vem sendo cada vez mais utilizada para diversos fins:

  1. Desenvolvimento de novos produtos;
  2. Potencializar qualidades;
  3. Comparação entre produtos;
  4. Qualificação da preferência.

Aplicada com diferentes tipos de abordagem, esses ensaios caracterizam-se por um valioso compêndio de informações que auxiliam e norteiam ações de marketing e outras necessidades auxiliares.

Método Tipo Descrição
Descritivo Descritivo Qualifica e Quantifica atributos percebidos
Discriminativo Duo Trio
Pareado
Ordenação
Compara atributos entre dois ou mais produtos avaliando semelhanças e diferenças
Afetivo Aceitação
Preferência
Avalia Preferências

O CEPAD possibilita a realização de ensaios sensoriais com análises individuais e/ou em grupo para avaliações de parâmetros e atributos relativos à eficácia de produtos através de questionários exclusivos, sendo permitida a interferência do patrocinador na elaboração do questionário.